convite

O casamento vai ser simples ou luxuoso? Não importa! Será o seu grande dia. Você já escolheu e encomendou seu convite? Não deixe os convites para a última hora, porque as gráficas não costumam trabalhar com prazo reduzido. Para garantir a qualidade precisa tempo pricipalmente para a distribuição. Escolha algo leve, bonito e moderno ao seu gosto. O tempo sugerido para a confecção dos convites é de três meses de antecedência, visto que a maioria das gráficas dão o prazo mínimo de entrega de 30 dias.  Os convites devem ser entregues no máximo 3 semanas antes do casamento. Deve ser feita pessoalmente, exceto em casos de parentes ou amigos que morem em outras cidades. Neste caso, ele deve ser enviado num envelope à parte. Compare os papéis oferecidos, qualidade de impressão, do acabamento, solicite embalagens apropriadas para o material e o mais importante compare os preços. Para embelezar o envelope, você poderá contratar um calígrafo para escrever os nomes dos destinatários.

Se o convidado for um casal, pode ser escrito desta forma: “Sr. e sra….”; mas se o casal tiver filhos solteiros use “Sr. … e Família”; se os filhos forem casados, então terá de ser um convite pessoal. Tenha sempre alguns convites a mais em casa, caso se esqueça de alguém. Convidar é uma arte que exige bom gosto, e requer atenção e respeito a algumas normas essenciais. Faça com bastante antecedência uma lista prévia dos convidados e decida o tipo de cerimônia, pois o convite deve refletir o estilo da festa. O convite da recepão apenas a algumas das pessoas presentes na cerimônia, faça duas listas separadas. Peça a ajuda dos familiares para elaborar e atualizar a lista, para verificar o nome completo e a ortografia de cada nome. É deselegante errar ou abreviar o nome ou sobrenome. O modelo do convite vai depender muito do tipo de cerimônia a ser realizada. Pode ser informal, no horário da manhã ou tarde; semi-informal, hora do almoço ou fim da tarde e formal, mais comum realizado à noite.

O que escrever no convite? Apenas o essencial: quem convida (pais ou noivos), horário, local, data, local da recepção, se houver e endereço dos noivos. Caso queria convidar apenas alguns para a recepção, faça dois tipos de convites, um com os dados da cerimônia e um outro completo, com informações da festa.
A data e o horário quase sempre são escritos mas isso não é uma regra. Pode-se usar a fórmula númerica simples, especialmente se o casamento for durante o dia. Se usar a frase “noivos convidam”, não esqueça: o nome da noiva deve vir primeiro.

Convites

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *